sexta-feira, 17 de maio de 2013

UM TRATO X BOM TRATO. Crianças e Adolescentes Contra o Maus Tratos.


O dia 18 de maio é uma data importante na defesa da dignidade humana e na garantia dos direitos fundamentais da população jovem brasileira. Trata-se do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data que tem o objetivo fundamental de conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra os jovens cidadãos.

Instituída em 2000 pelo Governo Federal, a data é uma lembrança à sociedade sobre o caso da menina Araceli Cabrera Sanches. Sequestrada em 18 de maio de 1973, então com apenas oito anos, a garota foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, os quais permaneceram impunes.

No Brasil, a violência sexual contra crianças e adolescentes é o segundo principal tipo de violência sofrida pelos menores. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas em 2011 foram registradas 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos.

Desta forma, desde a instituição desta importante data, órgãos públicos e da sociedade civil têm realizado solenidades e apresentado ações de combate a esta grave violação de direitos humanos, buscando disseminar entre a população a necessidade de proteger socialmente os menores dos abusos e explorações sexuais.

Hoje dia 17/05/2013 a Visão Mundial por meio do PDA Sonhos do Sertão, e parceiros como Programa Claves Brasil, Rede Mãos Dadas, CEACRU, CRAS, PETI, Secretária de Ação Social e Secretaria de Educação, realizou uma passeata contra o abuso e maus tratos a crianças e adolescentes. Participaram também coordenador, monitores e beneficiários do Projeto despertar (Petrobrás e CEACRU). A passeata teve como tema UM TRATO X BOM TRATO. 





Disque 100
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República conta com um serviço ágil de denúncia. Através do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, cujo número de telefone é 100, qualquer cidadão pode denunciar violências, colher informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas, independentemente da idade da vítima, e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.

O serviço funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24h, e a identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.


Além do Disque 100, denúncias sobre violência sexual contra menores podem ser realizadas pelo e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br, pelo site na internet: www.disque100.gov.br, ou mesmo por ligação internacional através do número +55 61 3212-8400.

Algumas Partes do Texto: Agência TJBA de Notícias


A seguir algumas fotos. 







OBS: Depois atualizarei com algumas fotos da passeata. 


Nenhum comentário: