sexta-feira, 31 de maio de 2013

Papa Francisco a bispos: cuidado com carreirismo e tentação do dinheiro

Dia 24 de maio o Papa Francisco em sua homilia, na Basílica de São Pedro, lembrou aos bispos italianos o seu papel de guardiões. O Papa Francisco também os alertou que os bispos  para cuidarem de si, evitando o carreirismo e a tentação do dinheiro.
Na homilia o Papa afirmou: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo os constituiu como guardiões, para apascentarem a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si com o sangue do seu próprio Filho.”
Francisco foi mais ousado ainda: “A falta de vigilância faz com que o pastor se torne morno, distraído, esquecido e impaciente; seduz-se com a perspectiva da sua carreira, a tentação do dinheiro e os compromissos com o espírito do mundo; torna-o preguiçoso, transformando-o num funcionário, clérigo de estado preocupado mais consigo mesmo, com a organização e estruturas, do que com o verdadeiro bem do Povo de Deus. Assim, corre-se o risco, como o Apóstolo Pedro, de renegar o Senhor, ofusca-se a santidade da Igreja Mãe hierárquica, tornando-a menos fecunda”.
O Santo Padre afirmou: “A consequência do amar o Senhor é dar tudo, absolutamente tudo, até a própria vida por Ele. Isso é o que deve distinguir o nosso ministério pastoral. É o indicador que nos diz com qual profundidade abraçamos o dom recebido respondendo ao chamado de Jesus e quanto estamos ligados às pessoas e comunidades que nos foram confiadas. Com o serviço da nossa autoridade somos chamados a ser sinais da presença e ação do Senhor Ressuscitado, chamados a edificar a comunidade na caridade fraterna.”

Nenhum comentário: