sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Humanidade de Maria – Porque ela nasceu Imaculada?



O mistério da Imaculada Conceição inaugura para a humanidade o perfeito estado de graça. Pois já constrói em Maria tudo aquilo que seu plano de amor teria para o ser humano.

Para chegar à presença de Deus, passamos por um estágio de purificação, aqui nesta vida ou no purgatório. Nossa Senhora já nasceu assim, não só por ela, mas pelo seu Filho Jesus Salvador, que não poderia ter contato nenhum com o pecado, nem mesmo por filiação.

Existem dificuldades que vivemos ou passamos que não é conseqüência dos nossos pecados, mas sim dos nossos antepassados.

Quando somos concebidos, herdamos caracteres de nossos ancestrais, pais, avós, tataravôs. Tanto as características boas quanto as ruins.

Carregamos uma carga genética, podemos estar propensos a vícios, doenças, consagrações, falsas doutrinas, maldições que nossos ascendentes sofreram ou viveram e tudo isso tem reflexo na nossa vida.

Muitas vezes a medicina justifica as nossas enfermidades ou tendência do nosso corpo a elas, em virtude do histórico de nossos antepassados. Isso acontece também no campo espiritual.

Vemos já no antigo testamento as conseqüências dos pecados e da benção de pais para os filhos e netos. (I Rs 11, 9-13)

“Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque seu coração se tinha desviado do Senhor, Deus de Israel, embora este lhe houvesse aparecido duas vezes, proibindo-lhe expressamente seguir outros deuses – mas ele não obedeceu à ordem do Senhor . O Senhor disse, pois a Salomão:” Já que procedeste assim e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar de ti o reino e dá-lo a um dos teus servos . Mas, por amor de teu pai Davi, não farei durante a tua vida; é da mão do teu filho que o arrebatarei. Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração a meu servo Davi e a Jerusalém, que escolhi.”

Veja, Deus não quer o nosso mal, a nossa ruína. O Senhor intervém tirando o reinado de Salomão, pois o pecado o fez incapaz de administrar as bênçãos de Deus.

Naquele tempo a religião do rei era a religião do povo. Os reis impunham sua crença ao povo governado. Coerência a parte, antigamente a cultura era essa.

Agora imagine Salomão, rei, mas corrompido pelas devoções a falsos deuses! Ele iria espalhar e obrigar o povo Israelita, povo escolhido de Deus, que viessem a cultuar esses falsos deuses. Além do mais, seria contraria ao Deus Único e Verdadeiro a direção que esses “deuses” pagãos dariam a Salomão e os cultos que lhe pediriam.

Mas, o bonito é que por causa da fidelidade de Davi, a benção do Senhor alcançou o filho Salomão e o seu neto, que nasceria de Salomão.

Maldição ou benção passam de pais para filhos e alcançam outras gerações.

Como então não acreditar na Imaculada Conceição de Maria? Nela foi interrompida toda conseqüência de pecado na arvore genealógica de Jesus.

Vemos no início do Evangelho de São Mateus a descrição dos ancestrais de Jesus ( Mt 1,1-16) E sabemos pelo próprio relato da Sagrada Escritura, os pecados cometidos por seus antepassados.

Não acreditar na Imaculada Conceição de Maria, é declarar que Jesus teve contato com o pecado, em Sua carne, no ventre de Nossa Senhora, ainda que o pecado original.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria diz que ela foi esse escudo protetor que barrou toda conseqüência de delitos humanos, para que o Cordeiro de Deus fosse mais tarde oferecido em holocausto (da forma como pedia a lei do Senhor) sem mancha, sem mácula.

Ao mesmo tempo inaugura o destino de todo ser humano. Que ao alcançarmos a nossa santidade também seremos, pelo sacrifício de Cristo, livres de todo pecado, assim como Maria, porque só assim podemos chegar à presença de Deus.

Mas não foi pelos méritos de Cristo na cruz, pelo seu sacrifício que Maria foi remida do pecado? Sim, foi pelo ato salvador de seu Filho Jesus Cristo que Nossa Senhora pode nascer imaculada. Para entender como antes ela pode nascer salva por uma ação futura, veremos o seguinte:

Deus não está submetido ao Cronos, que é o tempo como o conhecemos; anos, meses, dias, horas, minutos, segundos. O Altíssimo está muito acima disso. Nos céus não se determina o tempo como o fazemos, da maneira que conhecemos.

No (Salmo 90/89 vers. 4 vemos) “ A teus olhos, mil anos são como o dia de ontem que passou, como um turno de vigília a noite.”

A Santa Missa é prova disso. O Catecismo da Igreja cita no n° 1364: “Quando a Igreja celebra a Eucaristia, rememora a páscoa de Cristo, e esta se torna presente: o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez por todas na cruz torna-se sempre atual.”

Ou seja, para Deus todo mérito do que foi feito no passado, Ele pode trazer para o presente ou levar para o futuro.

Na Sua onipotência e onisciência, o Pai faz com que o mérito do sacrifício de Cristo seja já aproveitado no nascimento de Nossa Senhora. Pelo mesmo ato que nos redime dos pecados, e que é a nossa salvação, Maria foi salva já na sua concepção.

Jesus é Filho de Deus, mas quis na Sua humanidade herdar de Maria a pureza necessária para cumprimento de Seu ato de Amor supremo para com os seres humanos.

Também acreditar que Maria nasceu Imaculada é crer que somos verdadeiramente a imagem e semelhança do Santo dos Santos e voltaremos um dia a Sua Presença, alvejados de toda imundície de nossas faltas.

Maria, nós teus filhos queremos ser santos!

Nenhum comentário: