sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Sim que mudou a história

O 'sim' de Maria mudou não somente a história daquela jovem da cidade de Nazaré, como também a história de toda a humanidade, uma vez que, em sua liberdade humana, ela poderia ter dito 'não'. 

cancaonova.com convidou o padre Paulinho, que estará presente no Congresso Mariano, deste fim de semana, para falar sobre a importância do 'sim' de Maria e também sobre este evento que a Canção Nova está preparando: 

“É importante para nós olharmos para Maria e ver nela um exemplo daquela que, em tudo, buscou a vontade de Deus. Nesse Congresso Mariano, meditaremos sobre o tema: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, e também sobre outras realidades que nos levam a olhar para Maria como mãe, como exemplo e modelo. 

A Palavra de Deus se fez carne no ventre de Maria, foi isso que aconteceu na vida dela; o seu 'sim' mudou totalmente o rumo da história, inaugurou um novo tempo. Que graça para todos nós! É um mistério que, aos nossos olhos, aos nossos estudos não temos como compreender. Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, sem a participação de homem nenhum.


Esse grande mistério da encarnação passa pelos tempos, pelos séculos; e como Maria nós dizemos ao Senhor que se faça em nós também segundo a Sua vontade. 

 


cancaonova.com: Qual a importância de ter um encontro voltado para Nossa Senhora? 

Padre Paulinho: Maria é dita como modelo de santidade, Mãe da Igreja, Mãe dos cristãos. Não que nós queiramos que ela seja nossa Mãe, mas porque ela nos chama a um encontro com Deus; assim, ela nos convida a, juntos, trilharmos um caminho de conversão à vontade de Deus. Nesse encontro, em especial, olhemos para Nossa Senhora como a criatura mais perfeita, a qual, como mulher e santa, tem muito a ensinar a todos nós.

Maria teve a graça de viver, pelo menos, 30 anos ao lado de Jesus, ou seja, desde do Seu nascimento até os pés da cruz. E este encontro, na Canção Nova, quer focar o caminho que podemos fazer com ela, buscando o amor a Deus e aos irmãos.

cancaonova.com: Em sua história pessoal, como é a presença de Nossa Senhora? 

Padre Paulinho
Foto: Maria Andrea / Fotos CN

Padre Paulinho: Lembro-me de minha mãe, dona Adelaide, pois foi ela quem me ensinou os primeiros caminhos da fé. É recordar de fatos muito simples como o cuidado de mãe. Quando era pequeno, eu tinha muita dor de ouvido, e, nesses momentos, minha mãe me colocava no colo. Eu gritava de dor e ela, de forma sábia, colocava um remédio no meu ouvido. Muito mais do que o remédio, o que fica forte para mim era esse cuidado, pois, em pouco tempo, a dor melhorava e eu adormecia. Hoje, eu percebo que, naquele cuidado da minha mãe, também estava o cuidado de Maria, ou seja, dentro da minha casa eu me encontrei com Nossa Senhora por meio de minha mãe.

cancaonova.com: 
Convite para participar do Congresso Mariano: 

Padre Paulinho: 
Você, que está vindo para este encontro, venha com o coração aberto; dessa foma, você vai se encontrar com Nossa Senhora. Monsenhor Jonas diz que a “Canção Nova é a Casa de Maria”, por isso nós a acolhemos e também queremos acolher você! 

Nenhum comentário: