sábado, 4 de maio de 2013

Primeira Beata Negra no Brasil


Nesta tarde de sábado, 04 de Maio, aconteceu uma cerimônia que concedendo o título à mulher que viveu a maior parte de sua vida no Sul de Minas Gerais, nesta cerimônia às 15:00hs foi oficializado a Beatificação de Nhá Chica (Francisca de Paula de Jesus) a  "Mãe dos Pobres" de Baependi (MG), é a primeira negra, analfabeta, filha de escrava e leiga a receber o título de Beata pela Igreja Católica no Brasil.
Nhá Chica era também leiga, não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Francisca de Paula de Jesus dedicou a vida à Caridade e ao Pobres.

Usando sombrinhas e proteções, milhares de fiéis acompanharam a cerimônia sob o sol, do jeito que puderam. Pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, participaram da celebração. Além dos fiéis, também estiveram presentes autoridades religiosas do Vaticano e da Igreja Católica brasileira. Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República representou a presidente Dilma Rousseff. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, também acompanhou a cerimônia.

NO CAMINHO RELIGIOSO

Nhá Chica representa a fé do povo mineiro”, disse o governado do estado, Antônio Augusto Anastasia, que acompanha a cerimônia. Nesta tarde, ele anunciou que Baependi será um dos primeiros municípios do estado a receber as intervenções para a criação do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), projeto do governo do estado que vai ligar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Central de Minas, ao Santuário de Aparecida, em São Paulo.

Serão 850 quilômetros englobando 86 municípios, sendo 37 na rota principal e 49 na área de abrangência. Ainda segundo Anastasia, o projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram feitos levantamentos nas áreas. A segunda etapa, que começa nos próximos meses, será a fase de estruturação do caminho religioso. Em São João del-Rei, cidade onde Nhá Chica nasceu, receberá obras de infraestrutura para receber peregrinações.

O dia da festa de Nhá Chica será 14 de junho, que é o dia de sua morte e o nascimento dela no Céu, para a igreja.
Esta foi a primeira beatificação do pontificado do Papa Francisco.

Obs: Postado por Marquinhos de Jesus

Nenhum comentário: