quarta-feira, 29 de maio de 2013

História do YOUCAT - Book

Em 2005, quando o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena,  na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro não era útil para os jovens, e que era necessário um Catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa. Mas quem escreveria um Catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens.
historia-01
Um grupo de escritores a convite do Arcebispo de Viena, Christoph Cardeal Schönborn,  chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então dois campos de férias de verão a discutir o texto com o total de 50 jovens. Deste modo, o YOUCAT surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isto que o torna tão valioso, como podemos verificar na entrevista a seguir que nos foi concedida pelo Editor Chefe e Diretor do Youcat Center, o Sr. Bernhard Meuser.
Catecismo Jovem: Caro Bernhard, muito obrigado pela acolhida à nossa Equipe. Inicialmente gostaríamos que você nos contasse como o Papa acolheu a ideia de apresentar ao mundo um Catecismo Jovem!
Bernhard Meuser: O Santo Padre tinha inicialmente planejado o YOUCAT apenas para a JMJ em Madrid. O livro era para aparecer apenas nos 6 idiomas do Dia Mundial da Juventude. Quando o Papa Bento XVI descobriu a alegria com a qual os bispos e os jovens receberam mundialmente o YOUCAT, ficou muito surpreso e feliz. Estou certo de que agora mais ainda depois de 1 ano ele está profundamente tocado e cheio de alegria. Vocês devem perguntá-lo no Rio de Janeiro! O desejo de seu coração se tornou realidade: “Estudai o Catecismo com paixão e perseverança!” O Papa deu um presente à juventude. Agora, ele mesmo ganha um enorme presente de volta: o amor, entusiasmo e a vontade de aprender presentes na juventude católica dos cinco continentes. E a Juventude Brasileira em seu zelo especial é agora um modelo para todo o mundo, a verdadeira vanguarda na disseminação da Fé Católica.
historia-02
Catecismo Jovem: Como surgiu o propósito de fazer um Catecismo para os Jovens?
Bernhard Meuser: Bem, não foi uma história muito planejada, mas foi uma iniciativa de base real. Eu sou editor de uma editora católica e nós tínhamos impresso em 2005, o Compêndio do Catecismo em alemão. E no lançamento do livro na época com o Cardeal Schönborn, uma mãe de vários filhos adolescentes, questionou o Cardeal dizendo que aquele Compêndio não caberia para os jovens. Foi a partir dessa intervenção que 2 leigos e 2 padres pensaram: “O que nós realmente precisamos é de um catecismo jovem. Um livro alegre e moderno totalmente fiel aos ensinamentos da Igreja Católica, mas tão emocionante quanto um filme de suspense.” O Cardeal Schoenborn assumiu à frente. Ele nos disse em 2005: “Um Catecismo para os jovens precisa ser criado com pessoas jovens!”. Esse foi nosso princípio guia. E então, nós organizamos 2 grandes acampamentos de verão em “Dürrhof”, uma linda região rural na parte sul da Alemanha. Inspirados pela Jornada Mundial da Juventude em Colônia (2005), mais de 50 jovens participaram com real zelo. Fizeram importantes questões, também protestaram quando não entendiam algo. Eles oraram pelo livro. E contribuíram com grandes fotos. Eles queriam ter figuras com “desenhos sticks” para o Catecismo Jovem. E eles mesmos deram ao livro um nome incomum, mas de alguma forma, um nome divertido: YOUCAT.
Catecismo Jovem: Como era formada a Equipe dos primeiros membros que ajudaram com YOUCAT? Quem são e como cada um pode colaborar?
Bernhard Meuser: Em primeiro lugar é o Cardeal Schönborn. Sem os conselhos e encorajamentos dele, nós não teríamos iniciado. Os dois Padres foram Dr. John Eltz (agora Padre Principal em Frankfurt) e Christian Schmidt, um Padre da Comunidade Emmanuel. Os dois leigos foram Michaela zu Heereman, uma professora de religião e mãe de 6 filhos (três deles deram suas vidas à Deus), e eu Bernhard Meuser, (risos) um editor e escritor. Depois ajudaram vários teólogos e bispos, especialmente o Cardeal Meisner de Cologne. Uma grande ajuda também veio de Manfred Luetz, um médico alemão e autor internacional de bestseller que também foi um conselheiro chave da Cúria Papal.
historia-03
Catecismo Jovem: Qual a sua reação ao ver que o YOUCAT hoje é um best-seller da literatura católica? Você poderia imaginar que este livro realmente fosse cativar o mundo como o Papa citou no prefácio?
Bernhard Meuser: Nós oramos e esperamos que Deus possa fazer algo com nosso limitado e imperfeito trabalho. Muitos disseram no início: “Vocês são malucos. Isso nunca vai funcionar, a Igreja nunca vai aceitar!”. Agora fomos surpreendidos pelo Espírito Santo. Nós realmente não podemos acreditar na nossa sorte. Se eu, por exemplo, olho um site como o Catecismo Jovem, eu caio em lágrimas. Deus é bom. E vale a pena trabalhar por Ele.
 Catecismo Jovem: No Brasil, o Projeto Catecismo Jovem busca nas redes e mídias sociais preparar os jovens para a Jornada Mundial da Juventude motivando o contato e o estudo do YOUCAT. Certamente você estará conosco. Que mensagem você deixaria para cada jovem brasileiro que aceita o desafio de estudar o Catecismo?
Bernhard Meuser: Estou muito ansioso para ver todos vocês no Rio! O que eu poderia dizer à vocês? Sejam os melhores do mundo na fé como são no futebol. Vocês já são verdadeiros modelos no amor dos pobres e do amor de Deus! Inspirem os jovens ateus da Europa e da América com a vossa devoção ao Todo-Poderoso. Conquistem a terra para Deus e para a Igreja Católica. É como jogar futebol. De repente você está no lugar certo para marcar o gol. Você não sabe porque. Mas Deus de repente deixa a bola na frente do seu pé. Ele te dá o passe. E você pensa: Eu devo marcar o gol? Eu? Nenhum outro jogador está lá, só você, que talvez não seja um grande jogador.Você tem apenas que ajeitar seu pé. Leiam novamente o Prefácio do Santo Padre no YOUCAT e imaginem-no sendo o seu treinador – um treinador que lhe diz: Vá em campo! Iremos ganhar o jogo. O diabo não tem bons jogadores como nós temos!
© Direitos de publicação reservado ao Catecismo Jovem

Nenhum comentário: