terça-feira, 25 de junho de 2013

Secretário garante eficácia do esquema de segurança da JMJ




As forças de polícia que serão responsáveis pela segurança de peregrinos e autoridades durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 já estão em treinamento articuladas em convênios com polícias internacionais. De acordo com o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, a previsão é de um evento seguro.

“A nossa previsão é de se fazer um evento muito bom. Posso dizer às pessoas que venham para o Brasil, que venham para o Rio de Janeiro e nós vamos ter aqui a melhor Jornada Mundial da Juventude que já se teve”, disse Beltrame. Ele esteve no Comitê Organizador Local (COL) da JMJ na tarde desta segunda-feira, 24, em encontro com arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta.

Segundo Beltrame, os treinamentos dos agentes envolvidos na segurança do evento já estão acontecendo. “Nós temos convênio com a polícia espanhola, temos convênio com a polícia francesa, a Polícia Federal também está se preparando com vários cursos fora, nossos policiais civis e militares estão tendo cursos aqui na Academia de Polícia (Acadepol) específicos para isso.”, afirmou.

Beltrame e Dom Orani conversaram sobre o planejamento do esquema de segurança pública para a Jornada e sobre como a Secretaria de Segurança tem lidado com as manifestações em todo o país, principalmente no Rio de Janeiro.

“A preocupação aumentou um pouco mais, sem dúvidas”, afirmou dom Orani. O arcebispo destacou a importância da figura e da presença do Papa Francisco na cidade, além de ressaltar o apelo de paz que a JMJ traz consigo.

Frente às manifestações, Beltrame reconheceu que a demanda por segurança tem aumentado, mas garantiu que não há a possibilidade da JMJ ser cancelada e que os peregrinos sairão do Rio de Janeiro com outra imagem. “Nós estamos encerrando um grande evento no domingo, que é a Copa das Confederações. Eu acredito que as autoridades brasileiras, principalmente através da Presidência da República, já estejam, de certa forma, conversando com essas pessoas, no sentido de atender essa demanda. Posteriormente a isso, eu acredito que essas manifestações devam vir para um ambiente com um nível de normalidade”, disse.

Gestão de Riscos

Após conhecer o Centro de Gestão Integrada de Riscos da JMJ Rio2013, que já conta com membros da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça, Beltrame e sua comitiva foram apresentados aos aplicativos que serão disponibilizados durante o evento. Em meio aos projetos, há a proposta de utilização da base de dados do centro para o treinamento da Polícia Militar, já que ali constam todas as informações sobre a JMJ.

“Este encontro foi bom para colocá-lo (Dom Orani) a par das nossas ações junto com o secretário específico para este assunto e nós já assinamos um convênio entre a interação desse centro que está instalado aqui com o nosso centro também de controle. E hoje eu vim também ver e presenciar como isso está sendo colocado e, por sinal, fiquei muito bem impressionado com a tecnologia, com essa juventude toda aqui, que é um combustível importante para que tudo funcione bem”, comentou o secretário de Segurança sobre seu encontro com Dom Orani.

Fonte: http://www.rio2013.com

Nenhum comentário: