quarta-feira, 5 de junho de 2013

5 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente.

São Francisco de Assis -  É CONHECIDO COMO PROTETOR DOS ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE.

Francesco Bernardone era um homem que chamava todos de irmãos. Isso incluía plantas, animais e até mesmo fenômenos naturais como a chuva, o vento e o fogo. Para ele, todos ao nosso redor, sem exceção, deveriam ser respeitados e reverenciados.

Foi por sua imensa bondade, altruísmo e mensagem de paz que Francesco foi canonizado e ficou mundialmente conhecido como São Francisco de Assis, o protetor dos animais e do meio ambiente.

Como bem lembra seu nome, São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1181. Quando menino, era conhecido como "o pequeno francês", em alusão ao seu primeiro nome, uma vez que seu pai era um bem-sucedido comerciante que mantinha negócios com a França.

Ainda jovem, Francisco dedicava seu tempo aos necessitados e doava a eles o dinheiro de seu pai. Até que, em 1206, foi acusado pelo próprio pai de furto. Compareceu diante do bispo dom Guido III e devolveu tudo o que pertencia ao genitor - até mesmo suas roupas.

A partir daí, renunciou a todos os bens materiais e declarou-se um servo de Deus. Passou a vestir-se de forma simples, a restaurar igrejas e a cuidar dos leprosos. Orava e trabalhava sem parar, fazia penitências e jejuns, além de prestar assistência e conforto a quem precisasse.

Levou o evangelho a diversas partes do mundo, incluindo o Egito e algumas regiões do Oriente, além de cuidar dos feridos cristãos que combateram nas cruzadas. Morreu em 1225 e foi canonizado dois anos depois.

"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz", dizia.

Nenhum comentário: