quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eutanásia 

É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na do biodireito, pois ela tem dois lados, a favor e contra. É difícil dizer qual desses lados estaria correto: de que forma deve-se impor a classificação do certo e errado neste caso?
Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.
Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal ato aliviaria sua dor e sofrimento. 


A Igreja Católica x Eutanásia
    A Igreja Católica é contra a eutanásia, pois defende que Deus nos dá o dom da vida e portanto somente Ele pode decidir a hora certa de tira-lá. Ninguém, médicos, enfermeiros, familiares tem a faculdade de decidir ou provocar a morte de uma pessoa. Além disso não é de bem negar a um paciente cuidados vitais, que sem os mesmos seguramente morreria e nem renunciar cuidados e tratamentos disponíveis, sabendo que esses são eficazes, mesmo que parcialmente, e nem negar cuidados a pacientes em coma, em caso de existir alguma possibilidade de recuperação. Na concepção da Igreja Católica, o Estado não pode atribuir-se o direito de legalizar a Eutanásia, a vida é muito mais do que se pensa, a vida prevalece sobre o poder, e aceitando a legalização da Eutanásia, estaria cometendo um crime contra a vida humana e a lei de Deus, como já dito, Deus nos da a vida e somente Ele pode decidir a hora certa de tirá-lá.

        (Ecl 8:8) "Ninguém é capaz de dominar sua própria respiração: o dia da morte está fora do nosso domínio. Da luta na vida ninguém pode fugir; nem a maldade salva aquele que a comete."

        Nenhum comentário: