terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BATISMO

                     Assim como Jesus nós católicos também devemos nos batizar !
“Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João procurava impedi-lo, dizendo: ‘Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?’ Jesus, porém lhe respondeu:  ‘Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça.’ E João Concordou.
Depois de ser batizado, jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espirito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: ‘Este é o meu Filho amado, que muito me agrada.’ (Mt 3,13-17)
1-      O que significa o batismo na nossa igreja?
O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.
2-      Qual a importância do batismo?
O batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como nova criatura (II Cor 5,17). Por isso este [batismo] também é chamado banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo (cf. Tt 3,5) e iluminação, porque o batizado se torna filho da luz (cf. Ef 5, 8). Porque tendo nascido com o pecado original, ele tem necessidade de ser libertado do poder do maligno e de ser transferido para o reino da liberdade dos filhos de Deus.
3-      Qual a melhor idade para se batizar? Porque?
Algumas igrejas protestantes, principalmente as fundamentalistas, criticam a prática da Igreja Católica de batizar crianças. Para eles, o batismo é reservado apenas para adultos e crianças mais crescidas, pois este deve ser administrado apenas após a evidência do "nascer de novo" - isto é, após a pessoa "aceitar Jesus como único Senhor e salvador". No instante desta "aceitação", a pessoa "nasce de novo" e se torna cristão, um dos eleitos, e sua salvação está garantida, para sempre. Só então se segue o batismo, já que este não possui poder salvífico algum. Na verdade, quem morre antes que seja batizado, mas depois de ter "aceitado" Jesus, vai para o paraíso de qualquer forma.
Desde os tempos do Antigo Testamento, a Igreja Católica entendeu o batismo de forma diferente, ensinando que este é um sacramento que traz consigo diversas coisas, a primeira das quais é a remissão dos pecados, tanto o pecado original como o pecado atual - apenas o pecado original no caso dos bebês e crianças pequenas, pois são incapazes de pecado atual - quando o batizado for adolescente ou adulto.
4-      Qual o significado da palavra Batismo?
Batismo é o rito de lavar com água, significando a purificação religiosa ou consagração a Deus, e era usado pelos israelitas com muita frequência, conforme as prescrições legais.

Nenhum comentário: