quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Visão Mundial. O que é?



A Visão Mundial é uma organização não governamental cristã, brasileira, de desenvolvimento, promoção de justiça e assistência, que, combatendo as causas da pobreza, trabalha com crianças, famílias e comunidades a fim de que alcancem seu potencial pleno. Dedica-se a trabalhar lado a lado com as populações mais vulneráveis e a servir a todas as pessoas, sem distinção de religião, raça, etnia ou gênero.

Integra a parceria World Vision International, que atua em quase 100 países e está no Brasil desde 1975, oferecendo benefícios diretos a mais de 700 mil crianças, jovens e adultos. Esse trabalho se multiplica em benefícios indiretos para mais de 2,8 milhões de brasileiros em 13 estados. A organização está presente na região semiárida do Nordeste do país, do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas Gerais, na Amazônia e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA),  e São Paulo (SP).
 

Em seus projetos e programas, prioriza as crianças que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Para que as crianças tenham um futuro digno, a Visão Mundial acredita ser necessário transformar a realidade das famílias e das comunidades em que elas vivem. Por isso, todos os projetos apoiados pela organização têm como meta a promoção do Desenvolvimento Transformador. A Visão Mundial procura assegurar que os processos de Desenvolvimento Transformador sejam sempre baseados na comunidade, sustentáveis e focados no bem-estar das crianças.

Os programas da Visão Mundial desenvolvem ações nas seguintes áreas:

Geração de Renda e Empreendedorismo

Microcrédito rural e urbano, comércio ético e solidário e agroecologia, com ênfase no cuidado com o meio ambiente.

Promoção da Justiça para a Infância e Juventude

Defesa da promoção dos direitos da criança e do adolescente, com ênfase no protagonismo e no monitoramento de políticas públicas.
  
Promoção de Bons Tratos

Iniciativas de enfrentamento à violência urbana, com ênfase no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, e promoção da cultura de paz.
  
Educação para a Vida

Processos educativos de esporte, cultura e lazer com ênfase na formação de crianças e jovens para desenvolvimento de ações empreendedoras e inserção no mercado de trabalho.


Saúde Materno-Infantil

Ênfase em saúde na primeira infância, segurança alimentar e gravidez precoce.



Assistência Humanitária e de Emergência

Socorro em situações de emergência: enchentes, secas, terremotos etc.




Missão
Seguir a Jesus Cristo, trabalhando com os pobres e oprimidos para promover a transformação humana, buscar a justiça e testificar as boas-novas do Reino de Deus.

Visão
Nossa visão para todas as crianças: vida em abundância. Nossa oração para todos os corações: a vontade para tornar isso uma realidade.

Valores
O trabalho da Visão Mundial é centrado em um conjunto de valores que foram discutidos por todos os países-membros e aprovados pelo Conselho Geral da Organização. Esses valores são os princípios fundamentais que determinam nosso compromisso com nós mesmos e com os pobres.

1.  Somos cristãos
Da transbordante plenitude do amor de Deus nos vem o chamado para o ministério.

2.  Temos compromisso com os pobres
Somos chamados para servir aos mais necessitados, aliviar seus sofrimentos e promover a transformação de suas condições de vida, buscando solidariamente a justiça.

3.  Valorizamos as pessoas
Consideramos todas as pessoas como criadas e amadas por Deus. Priorizamos as pessoas em lugar do dinheiro, das estruturas e dos sistemas.

4.  Administramos com responsabilidade
Somos leais ao princípio de que Deus nos confia os recursos para que, com eles, façamos o máximo possível em benefício dos pobres.

5.  Somos parceiros
Trabalhamos sempre em parceria com as comunidades e suas lideranças, com outras organizações humanitárias e com todos aqueles que tenham como objetivo ajudar os mais pobres. Buscamos sempre as soluções em conjunto, pois acreditamos que esta seja a forma de se obter os melhores resultados para as pessoas que, efetivamente, vivem os problemas sociais.

6.  Somos sensíveis

Agimos com presteza em quaisquer emergências que ameacem a vida, sempre que o nosso envolvimento é necessário e adequado.

Nenhum comentário: