terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Ide e fazei discípulos entre todas as nações." (Mt 28,19)

Experiência vivida na JMJ Rio 2013, por Andreia Kamila Tavares

Nos dois últimos anos, a nossa igreja vinha falando muito em Jornada Mundial da Juventude. E desde que os jovens da nossa diocese tiveram a sua primeira oportunidade de participarem em Madri, eu, como tinha acabado de entrar para o setor diocesano de juventude, era a única que não tinha sido contemplada com esta experiência. Vi as fotos, vídeos, ouvi os testemunhos nos encontros... Sinceramente, me apaixonei logo de cara. Não imaginei que a Igreja fosse tão jovem, de espírito tão vivo na oração, no cumprimento da Palavra. Mesmo assim, as imagens mostravam mais um aglomerado de pessoas... Viria eu a discordar neste último mês de julho.
Muita ansiedade, também muitos empecilhos vieram a surgir... Mas eu percebia que Deus me queria neste grande encontro da sua juventude. Tudo era difícil, mas Deus tornou possível. 
Quando iniciamos a peregrinação, tive logo uma complicação de saúde, mas me submeti a tratamentos médicos mais rápido para poder aproveitar a JMJ. Me senti Triste, sozinha quando adoeci, mas incrível, Deus se mostrava nos mínimos detalhes. 
Tivemos dificuldades com nossos kits, perdemos a Missa de Abertura, outro dia de atividades culturais e religiosas espalhados pelo Rio por falta de informação, mas isso faz parte daquilo que foi planejado por Deus para um peregrino. Pessoas de cidade do interior, numa modernidade tão grande... Uma cidade bela como o Rio de Janeiro... Aprendemos muito trocando experiência. Cuidávamos uns dos outros, convivência 24 hs por dia com pessoas presenteadas por Deus a nós naqueles poucos dias de peregrinação. Aprendemos a suportar os variados humores, a silenciar, a entender que cada pessoa tem sua opinião... 

Uma experiência muito forte foi quando Tive a oportunidade de enfrentar longas filas em tempos variados: chuva, sol, frio... Sempre fui muito impaciente, mas uma frase dita ao meu colega numa dessas filas, me fez entender que precisamos esperar as demoras da vida. Disseram a ele: "Não desista meu filho, Jesus não desistiu de você!" Isso com certeza, marcou a todos nós. Mas não pára por ai, o sentimento de alegria ao esperar o papa por quase 4 horas... Quando ele se aproximou, uma alegria forte, uma felicidade, paz... Era uma mistura de sentimentos... Sim, estava ali o nosso Pai, o representante de Cristo estava unido a nós. Cada momento era mais tocante que o outro. As palavras do Papa de encorajamento, dizendo a nós que não estávamos sozinhos. Que precisávamos Botar Fé, Esperança, amor... O Papa ia de encontro aos anseios do meu coração.

O momento da Via-Sacra foi extremamente marcante também, Onde uma pluralidade de jovens com seus problemas e particularidades iam rezando a cada estação. Lindo era sentir, que Deus queria algo no singular com cada um de nós. Pude sentir que mesmo com ninguém vendo ou percebendo como estava, Ele percebia e se importava com minha vida. Que Ele estava me convidando a estar com Ele. Que Ele me aceitava assim exatamente como eu sou... 

Conseguimos participar também de uma Catequese, Dom Alberto Taveira estava a nos orientar. Palavras de encorajamento. Pedindo que nós tivemos o olhar de perceber onde se precisava levar a Palavra de Deus, que o jovem precisava discernir.Um jovem consagrado a uma comunidade católica contou seu testemunho, e proclamava o amor acolhedor do Senhor, o amor insistente, que vai além das barreiras para nos encontrar... Lindo momento! Mas momento lindo mesmo, foi a Santa missa na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Momento único, onde pude sentir o abraço forte do Pai em Mim. É muito bom, num mundo excludente se sentir amada como se é; se sentir compreendida.

No dia da Vigília, foi um dia onde vencemos nossos limites realmente. Andamos quilômetro além de enfrentar longas filas de duas horas mais ou menos para usar o banheiro... rsrs Mas realmente fez parte. Na noite da Vigília eu me silenciei. Deixei bem Deus falar... Prestei atenção em cada detalhe. Primeiro, senti a Alegria de Deus por termos vencidos tantas e tantas barreiras para estarmos ali. Mas o mais lindo era ver, que nada, nem a língua, nem a cultura, nem a mudança de clima, e a areia... Nada de diferente desunia aquela enorme multidão de 3,8 milhões de jovens. Todos rezando, conversando, partilhando suas vidas. No ápice da Vigília, a Adoração ao Santíssimo então... O silêncio, o louvor a Jesus! Joelhos dobrados depois de um dia inteiro de caminhada. Sim, a juventude estava buscando Jesus, e o mais impressionante: Jesus se deixou encontrar! Naquele momento recordei de tudo, que nos mínimos detalhes Jesus havia planejado para nós... O quanto eramos amados. Éramos mesmo filhos de Deus! Me lembrei da imagem de Cristo de Braços abertos nos acolhendo.

Deixou saudade os amigos que fizemos, os momentos de oração, paciência, de convivência, as palavras do nosso Pastor Papa Francisco... Sim, hoje eu tenho a certeza no meu coração que a Igreja é movida pelo Espírito Santo de Deus, esta força que não somente reúne, mas UNE essas pessoas em volta de Deus, se doando a missão.

Vamos levar agora este amor que nos foi derramado nestes longos dias de jornada.
Deus realmente precisa alcançar os mais distintos lugares!
Certamente, o Brasil nunca mais será o mesmo!

Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade, a Jesus por não me abandonar e não me deixar desistir. A minha mãe que com muita paciência e amor me presenteou com esta oportunidade única, a aqueles que me incluíram em suas orações, que ajudaram diretamente ou indiretamente a ir. Agradeço ao Padre Francinaldo por ter me adotado como filha e ter sido presença de Deus quando tive mais medo quando adoeci. E a todos os paroquianos da minha paróquia, que com muito amor os levei no coração, aos ouvintes do programa Deus em Seu Lar na Rádio Esperança Fm que me motivaram a não desistir... Enfim amigos, se pudesse eu resumir o que senti nesta jornada numa frase, certamente diria isso: " Jesus nos ama de Verdade! Não importa aonde estejamos e como estejamos, qualquer que seja a situação, Ele vai estar lá segurando a nossa mão. Precisamos levar este amor aos confins do mundo!"

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: