segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

São João Bosco, Rogai por nós!

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

São João Bosco, rogai por nós!

Litúrgia Diária! (31/01)

Cor: Branco. 2ª- feira da 4ª Semana Tempo Comum
Memória: Mart. São João Bosco


Leituras:

- 1ª Leitura - Hebreus (Hb) 11,32-40

- Salmo - Sl 30
Resposta do Salmo: "Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!"

Evangelho - Marcos (Mc) 5,1-20


Homília Diária:

Jesus veio ao mundo para salvar o homem do pecado e da morte eterna. No entanto, o homem, muitas vezes, continua refém e escravo das artimanhas do espírito do mal. Assim como aquele endemoniado que vivia no “meio dos túmulos”, muitos de nós ainda nos deixamos escravizar por muitos vícios e insistimos em viver a cultura da morte. Não reconhecemos a Deus como nosso Pai e provedor, persistimos em lutar com armas que, em vez de nos libertarem, são como algemas e correntes que nos prendem à mesma situação durante muito tempo da nossa vida.
Contudo, o Pai não quer que se perca nenhum filho Seu, por isso, ainda hoje Jesus Cristo vem a nós a fim de nos libertar dos “espíritos maus” que nos perseguem. Jesus expulsou para longe os demônios que atormentavam aquele homem da região dos gerasenos e recomendou-lhe que fosse para casa, para junto dos seus. Assim também Ele quer fazer conosco. Somos curados e libertados para amar e cultivar relacionamentos saudáveis a partir da nossa casa, na nossa família. Ele nos tira do meio dos sepulcros e nos conduz a uma vida de paz e harmonia com o próximo, bastando para isso que nos rendamos ao Seu poder amoroso.
Os mortos que hoje nos cercam são o orgulho, a autossuficiência, o egoísmo, amor próprio e outros males que nos afligem como o medo, o desânimo, os ressentimentos, as mágoas, etc., todos consequência do nosso ser pecador. No entanto, Deus Pai não quer que se perca nenhum filho Seu, por isso, ainda hoje Jesus Cristo vem a nós a fim de nos libertar dos “espíritos maus”, perdoando-nos, purificando-nos e  ressuscitando-nos para nos tirar do sepulcro jogando para longe de nós os espíritos que nos prendiam.
Depois que somos curados e libertados Jesus nos envia para amar e cultivar relacionamentos saudáveis a partir da nossa casa, na nossa família. Ele nos tira do meio dos sepulcros e nos conduz a uma vida de paz e harmonia conosco e com o próximo, bastando para isso que nos rendamos ao Seu poder amoroso.
Deixemo-nos transformar pela palavra libertadora de Cristo e que o nosso coração seja tocado pela prática do amor misericordioso e acolhedor do Senhor, expulsando qualquer espírito opressor, egoísta, que nos impede de nos apaixonarmos por Jesus e de mudarmos de vida, acolhendo em nosso coração a fonte de amor renovadora em nossas vidas. Essa é a liberdade que devemos buscar.
Você ainda continua lutando com as armas que o mundo lhe impõe ou já se rendeu ao poder do Deus que liberta o homem do pecado? – Quais são os “espíritos maus” que insistem em prender você no meio dos sepulcros? – Você ainda se vê caminhando entre os mortos ou já se sente capaz de amar na sua própria casa? Pense nisso!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Litúrgia Diária! (25/01)

Cor: Branco. 3ª- feira da 3ª Semana Tempo Comum
Memória: Conversão de São Paulo

Leituras:

- 1ª LeituraAtos dos Apóstolos 22,3-16 ou Atos dos Apóstolos 9,1-22
- Salmo - Sl 116
Resposta do Salmo: " Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho!"

- Evangelho - Mc 16,15-18


Homília Diária:
Estamos diante de um acréscimo tardio (cf. Mc 16,9-20) ao Evangelho de Marcos. Pode-se perceber que, na liturgia, foi associado à festa da conversão de São Paulo que celebramos hoje, por dois aspectos: pelo caráter essencialmente missionário do texto e pela alusão ao “pegar em serpentes” como sinal do sucesso na missão, conforme o acontecido com Paulo por ocasião do naufrágio em Malta, segundo a narrativa que se encontra em Atos dos Apóstolos (cf. At 28,3-6). O que se destaca no texto é a dimensão do poder como sendo a grande característica da missão.
O Evangelho de hoje nos conduz a uma vida nova em função da missão. Pouco antes de subir aos céus Jesus deixou para todos nós a missão de anunciar o Seu Evangelho. E foi este o recado que Ele nos mandou por meio dos Seus apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Este som ainda ecoa dentro do coração daqueles que creem na Palavra de Deus. Jesus nos dá garantia para o sucesso da nossa missão quando diz: “quem crer e for batizado será salvo!” Não precisamos fazer muitas coisas nem realizar muitas obras, mas apenas crer e dar testemunho da ação do Espírito Santo na nossa vida! Foi para isso que nós fomos chamados, e esta é a nossa missão de batizados.
Quando nós fazemos esta experiência de anunciar o Evangelho nós constatamos realmente os sinais que nos acompanham por força da nossa fé em Jesus Cristo. Expulsar demônios, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno, curar doentes, significa para nós a força milagrosa que o Amor de Deus realiza em função do nosso anúncio. Esses sinais acontecem na nossa vida e na vida daqueles a quem nós anunciamos Jesus, quando desafiamos as dificuldades, a doença, a morte, a tristeza com a esperança, com a alegria, com o poder de Cristo ressuscitado. Quanta mudança, quanta transformação, quanta conversão nós verificamos quando falamos a nova linguagem do Amor de Deus! Os demônios que perseguem a humanidade se rendem quando nós tudo fazemos por amor a Jesus! O pecado, veneno mortal, não consegue mais ter força sobre aqueles que nos escutam falar em Nome de Cristo Jesus! É esta a nossa missão: o “mundo inteiro” é o lugar onde estivermos e “toda criatura” são todos aqueles a quem nós podemos testemunhar os prodígios de Jesus Nazareno. Os sinais nos acompanharão se formos obedientes ao Seu mandado.
Enviados pelo poder que Jesus recebeu do Pai, os apóstolos deveriam partir, dispostos a caminhar por todas as estradas do mundo e a anunciar a Boa Nova da salvação a quantos encontrassem. Ninguém pode ser deixado de lado, pois a salvação é um direito de todos.
O sinal de adesão a Jesus dar-se-ia no batismo feito “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Seria a forma de vincular toda a humanidade com o Pai, por meio de Jesus, na força do Espírito Santo. Dessa comunhão de amor deveria surgir uma humanidade nova, fundada na filiação divina e na fraternidade.
Os apóstolos tinham como tarefa levar os novos discípulos a pautar suas vidas pelos ensinamentos do Mestre. Nada de novas doutrinas! Bastaria ensinar os batizados a observar tudo quanto Jesus lhes havia ensinado: nada mais do que amar a Deus e ao próximo, como fora explicitado no Sermão da Montanha.
Uma certeza deve nos animar: o Ressuscitado está para sempre junto de nós, incentivando-nos a ser fiéis à missão. Portanto, nada de nos deixar abater pela grandiosidade e pelas exigências da tarefa recebida.
Você já percebeu esses sinais na sua vida? Já usa em seus relacionamentos a linguagem do amor? Qual é o maior veneno para a humanidade hoje? Qual será o seu antídoto? O seu testemunho tem convertido alguém? Você tem propagado os milagres que acontecem em sua vida? O que você está esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor destinou a você? O que tem deixado para depois? Depois de quê? Quando? Onde? Lance-se para a missão para a qual Jesus o envia.
Senhor Jesus, contemplando Tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do Teu Evangelho.
 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Litúrgia Diária!

Cor: Branco. 2ª-feira da 3ª Semana Tempo Comum
Memória: São Francisco de Sales BDr.

Leituras:

- 1ª Leitura - Hb 9,15.24-28

- Salmo - Sl 97

Resposta do Salmo: "Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!"

- Evangelho - Mc 3,22-30


Homília Diária:
Os escribas vindos de Jerusalém são os enviados dos chefes religiosos que tinham em mãos o culto sacrifical do Templo e o dinheiro do tesouro, anexo ao Templo. Eles percebem que Jesus, com Seu anúncio da verdade e do amor, é uma ameaça para o poder e os privilégios deles. Cristo já havia expulsado o espírito impuro que dominava um homem em uma sinagoga. Por essa razão, eles se empenham em difamar o Senhor, para afastá-Lo do povo.
O Espírito Santo é o amor. Considerar as obras de amor do Espírito como sendo obras do demônio significa o distanciamento e até a ruptura com o próprio amor de Deus. Rejeitar e matar os que, com amor, buscam resgatar a dignidade humana dos empobrecidos, explorados e excluídos significa a rejeição da vida e do amor de Deus.
Por que a «blasfêmia» contra o Espírito Santo é imperdoável? Em que sentido se deve entender esta «blasfêmia»? São Tomás de Aquino responde que se trata da um pecado «imperdoável por sua própria natureza, porque exclui aqueles elementos, graças aos quais é concedida a remissão dos pecados».
Segundo tal exegese, a «blasfêmia» não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste, antes, na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo agindo em virtude do sacrifício da Cruz.
Se o homem rejeita o deixar-se «convencer quanto ao pecado», que provém do Espírito Santo e tem caráter salvífico, ele rejeita contemporaneamente a «vinda» do Consolador: aquela «vinda» que se efetuou no mistério da Páscoa, em união com o poder redentor do Sangue de Cristo: o Sangue que «purifica a consciência das obras mortas». Sabemos que o fruto desta purificação é a remissão dos pecados.
Por conseguinte, quem rejeita o Espírito e o Sangue permanece nas «obras mortas», no pecado. E a «blasfêmia contra o Espírito Santo» consiste exatamente na recusa radical de aceitar esta remissão, de que Ele é o dispensador íntimo e que pressupõe a conversão verdadeira, por Ele operada na consciência. Se Jesus diz que o pecado contra o Espírito Santo não pode ser perdoado nem nesta vida nem na futura, é porque esta «não remissão» está ligada, como à sua causa, à «não penitência», isto é, à recusa radical a converter-se.
Isso equivale a uma recusa radical de ir até às fontes da Redenção; estas, porém, permanecem «sempre» abertas na economia da salvação, na qual se realiza a missão do Espírito Santo. Este tem o poder infinito de haurir destas fontes: «receberá do que é meu», disse Jesus.
Deste modo, Ele completa nas almas humanas a obra da Redenção, operada por Cristo, distribuindo os Seus frutos.
Ora a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso «direito» de perseverar no mal — em qualquer pecado — e recusa por isso mesmo a Redenção.
O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida.
É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfêmia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou e abrir-se às fontes divinas da purificação das consciências e da remissão dos pecados.

Férias ao Pe. Tarcísio! :D

Hoje, dia 24 de janeiro, o nosso pároco Padre Tarcísio de Araújo entra de férias!
Um momento para o seu descanço e de momentos vividos com a sua família!
Mesmo com as suas férias, informamos a todos que a nossa Paróquia de São Sebastião não ficará parada! Teremos missa ou celebrações todos os domingos às 08:00 hs e às 19:00 hs.
Vamos à casa do Senhor, Ele nos espera! :D
O Padre Tarcísio estará de volta em nossa paróquia no dia 28 de fevereiro do ano corrente!
Nós paroquianos desejamos ao Padre Tarcísio férias abençoadas!
GRAÇA E PAZ!

domingo, 23 de janeiro de 2011

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 2011

Hoje, dia 23 de janeiro de 2011, aqui em nossa Paróquia, aconteceu a Assembléia Paroquial, com a participação das Pastorais da Matriz de São Sebastião representados por dois integrantes por pastorais e alguns representantes de comunidades rurais.
Foi iniciada com a Missa às 08:00 hs da Manhã na Igraja Matriz, depois a Assembléia iniciou-se no Centro de Formação São José às 09:15 hs da manhã.
Foi discutido e apresentado todo o programa de todos os momentos e reuniões das Pastorais e Comunidades Rurais (Por Capelas). Aproveitando o encejo, realizou-se também a Avaliação da Festa de São Sebastião 2011. Foi apresentado pelos presentes os pontos Positivos, Negativos e as sugestões para a próxima festa!
Com a Graça de Deus, o ano de 2011 será de realizações para todas as pastorais e comunidades! E na nossa próxima Festa de São Sebastião será concertado e acertado onde deixou a desejar!

E não deixe de acompanhar os nossos Posts, onde retraremos aqui tudo que acontece em nossa Paróquia de São Sebastião!
GRAÇA E PAZ!








FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2011-EUCARÍSTIA E MISSÃO EM DEFESA DA VIDA EM FAMÍLIA!

Nossa Festa de São Sebastião 2011 da Cidade de Governador Dix-Sept Rosado ocorreu tudo em paz e foi uma ótima festa, onde os fiéis, devotos de São Sebastião, agentes de pastorais, pastorais da cidade e das zonas rurais participaram e fizeram a nossa Festa acontecer!
Refletimos o Tema: EUCARISTIA E MISSÃO EM DEFESA DA VIDA EM FAMÍLIA! Um tema que foi esmiuçado a cada novenário pelos pregadores.
Agradecemos a todos que de forma direta e indireta colaboraram conosco para que esta festa acontecesse! Agradecemos as equipes que se impenharam e se uniram para realizar um belíssimo trabalho!
E parabenizamos a todos os pregadores pelas belíssimas pregações refletidas na vida do Cristo!
Iremos postar aqui algumas fotos da nossa festa, que depois vocês poderão conferir a cobertura completa pelo Orkut da Paróquia que ainda está em construção!