Olá peregrinos e peregrinas!
Hoje é domingo! Dia do Senhor! Já foi à missa? Neste fim de semana (25 e 26 de maio) o ofertório das missas será um gesto de partilha de todo o Brasil para ajudar a Arquidiocese do Rio de Janeiro com as despesas da JMJ. Vamos participar!
Bom, na dica de hoje voltamos a falar do tema SAÚDE. Algo muito importante para vivermos bem a JMJ. O Brasil possui um sistema integrado de saúde chamado SUS que todos conhecemos. O que muitas pessoas não sabem é que para ser atendido é preciso ter o CARTÃO DO SUS. Isso mesmo! O cartão do SUS é o seu documento de identificação dentro da rede de saúde. Ele visa facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde no Brasil. Por isso, se você ainda não tem procure o agente de saúde de sua comunidade, ou o posto de saúde, ou ainda a secretaria de saúde do seu município e eles deverão te orientar como fazer o seu cartão do SUS.
Vou logo avisando que provavelmente você fará um cartão provisório (geralmente um papel impresso com o seu número de cadastro no sistema do SUS), mas não tem problema, porque ele serve assim mesmo. Plastifique e leve-o para a JMJ, pois caso precise de algum atendimento de emergência no sistema público pode ser que precise apresentar este documento.
Mais informações acesse o site:
http://www.brasil.gov.br/para/servicos/documentacao/cartao-sus
Aqui explica melhor sobre a importância de ter o seu CARTÃO DO SUS.
Vou ficando por aqui. Até amanhã, se Deus quiser!
Um abraço!
Pe. Augusto Morais – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário