terça-feira, 23 de julho de 2013

Aplicativos levarão informações da JMJ Rio 2013 a peregrinos e voluntários

 
 
 
 
Os peregrinos e voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) já podem ficar por dentro de tudo o que vai acontecer no evento e ter informações sobre serviços existentes na cidade do Rio de Janeiro em tempo real e de qualquer lugar. Isso será possibilitado pelos dois novos aplicativos desenvolvidos para smartphones: o "Rio 2013 Oficial", para os peregrinos, e o "Voluntários JMJ Rio 2013", para os voluntários. Ambos estão disponíveis para Iphone e Android. Os dois aplicativos vão ter informações sobre os Atos Centrais, as catequeses e os atos culturais, ou seja, eventos da agenda da Jornada. Além disso, eles vão disponibilizar informações sobre a localização de restaurantes e hotéis, hospitais e pontos turísticos e o esquema de transportes. As informações disponibilizadas pelos aplicativos poderão ser compartilhadas pelas redes sociais. Os aplicativos foram desenvolvidos pela empresa Módulo e o conteúdo, elaborado pelos setores do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013.
O aplicativo para os peregrinos também vai possibilitar que os usuários marquem o evento na agenda de seus celulares. Já o dos voluntários terá uma função especial de "Abrir uma ocorrência". Nela, os voluntários poderão enviar informações da rua para a sala de gestão da JMJ Rio 2013, abrindo uma notificação para ajudar na tomada de decisões dos organizadores. Além disso, eles também poderão receber informações importantes sobre o voluntariado por meio das "Notificações".
 
 
O "Rio 2013 Oficial" tem acesso aberto, sem necessidade de preenchimento de campo de usuário e senha. Já para acessar o "Voluntários JMJ Rio 2013", os voluntários inscritos na JMJ devem utilizar o usuário e senha enviados por e-mail pelo setor de voluntários.
Segundo um dos responsáveis pelo conteúdo informativo dos aplicativos, Daniel Araújo, "o objetivo é situar os voluntários e peregrinos na cidade do Rio para poderem aproveitar ao máximo a JMJ".
 
 
 
 

Tudo sobre a Jornada mundial da juventude





Jornada Mundial da Juventude


É um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1984, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, em Madrid em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, " A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."

 

A História das Jornadas


A Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1986, em Roma. A partir de 1987 e depois, a cada dois anos, como regra geral, organiza-se a Jornada Mundial da Juventude em algum lugar determinado do mundo.
Em 1987, os jovens foram convocados a Buenos Aires, onde 1 milhão de participantes escutaram as seguintes palavras do Papa: "Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja." Dois anos depois, 600 mil jovens foram em peregrinação à cidade espanhola de Santiago de Compostela.
Em 1991, 1 500 000 participantes participaram da Jornada no santuário mariano da cidade polonesa de Czestochowa e o Papa João Paulo II foi o primeiro Papa a falar em Esperanto. Depois da queda do Muro de Berlim, essa foi a primeira ocasião em que os jovens do Leste Europeu puderam participar sem problemas do evento.
Meio milhão de jovens encontraram o Papa João Paulo II em 1993, na cidade americana de Denver. Diante do impressionante cenário das Montanhas Rochosas.
O maior encontro de todos os tempos teve lugar em 1995, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Manila nas Filipinas, 4 milhões de jovens aplaudiram o Papa que evocava a relação com o próximo.
Em 1997, foram muitos jovens que responderam ao convite do Papa para a Jornada em Paris, que terminou com um evento reunindo quase um milhão de pessoas. O Jubileu do ano 2000 converteu-se também no jubileu das Jornadas Mundiais da Juventude. Cerca de 2,5 milhões de jovens (segundo a imprensa local) reuniram-se em Roma para um novo mega encontro com o Papa.
A cidade canadense de Toronto foi o palco do encontro de 2002 onde 800 mil pessoas encontraram-se para a última Jornada com o peregrino João Paulo II. O Papa lembrou a todos que o espírito jovem é algo que não pode ser sufocado: "Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens."
A Jornada entre os dias 16 e 21 de Agosto de 2005 em Colónia na Alemanha (XX Jornada Mundial da Juventude, XX Weltjugendtag Köln 2005 em alemão), foi a primeira após a morte do Papa João Paulo II. O evento foi presidido pelo Papa Bento XVI na que foi a primeira viagem internacional do seu pontificado, e em que mais de um milhão de jovens se ajoelharam junto com o Papa na vigília de 20 de agosto. Nem a variedade de linguâs, culturas, distanciaram os jovens um dos outros.
Em 15 de julho de 2008, em Sydney na Austrália, iniciou-se a XXIII Jornada Mundial da Juventude sob o tema: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (At 1, 8). Em 20 de julho, na missa de encerramento, o Papa convocou os jovens do mundo todo para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de 2011 em Madrid na Espanha. No ultimo dia da Jornada Mundial da Juventude em Madrid o papa Bento XVI anunciou a cidade brasileira do Rio de Janeiro como próxima sede do mega evento católico em 2013.

A Cruz e o Ícone das Jornadas



 

História da Cruz da JMJ


A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O Ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)

Papa Bento XVI continua o legado

O Papa Bento XVI, continuando o legado de seu predecessor, falou na cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos no Domingo de Ramos de 2006. Então enfatizou porque o Ícone de Maria pertence à peregrinação da Cruz da JMJ.
"Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valoriza-la e medita-la em seu coração (cf. Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso "sim" ao Senhor ao viver "a obediência da fé". Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus".
Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo.
Milhões de jovens nos últimos 20 anos participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares mais participaram da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e o Ícone da JMJ. Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo de suas vidas cristãs diariamente.

Jornadas Mundiais da Juventude


  • 1986 - Roma, Itália
  • 1987 - Buenos Aires, Argentina
  • 1989 - Santiago de Compostela, Espanha
  • 1991 - Częstochowa, Polônia
  • 1993 - Denver, Estados Unidos
  • 1995 - Manila, Filipinas
  • 1997 - Paris, França
  • 2000 - Roma, Itália
  • 2002 - Toronto, Canadá
  • 2005 - Colónia, Alemanha
  • 2008 - Sydney, Austrália
  • 2011 - Madrid, Espanha
  • 2013 - Rio de Janeiro, Brasil

  •  

    Jornada Mundial da Juventude no Brasil (Rio 2013)


    No dia 21 de agosto de 2011, ao concluir a Missa de envio no aeródromo de Quatro Ventos em Madrid (Espanha), o Papa Bento XVI anunciou que a seguinte Jornada Mundial da Juventude será na cidade do Rio de Janeiro no Brasil. O anúncio fez saltar de alegria todos os brasileiros presentes assim como muitos dos latino-americanos reunidos na JMJ de Madrid e os jovens também reunidos no Maracanãzinho no Rio de Janeiro em vigília, na expectativa para o anúncio do Papa. Ao fazer o esperado anúncio, o Santo Padre disse: "agrada-me anunciar agora que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio do Janeiro", logo depois do qual teve que fazer uma pausa pela euforia vivida após estas palavras. Bento XVI animou logo os presentes a pedirem ao Senhor "desde este instante que assista com sua força a quantos deverão pô-la em marcha e aplaine o caminho para os jovens de todo o mundo para que possam reunir-se novamente com o Papa nessa bela cidade brasileira". Antes de saudar em outros idiomas, o Papa disse: "Antes de nos despedirmos e depois que os jovens da Espanha entreguem aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como Sucessor de Pedro confio todos os aqui presentes esta grande tarefa: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo mundo". (ACI Digital adaptado).
    No dia 7 de maio de 2013, o Vaticano divulga a agenda oficial do pontífice, confirmando a visita do Papa em favela no Rio e ida a Aparecida (SP). Francisco chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 28 de julho.
     
     
     

    quinta-feira, 18 de julho de 2013

    Trens funcionarão 24 horas durante três dias da JMJ Rio2013

    Para garantir o deslocamento dos passageiros durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), a companhia de trens SuperVia anunciou que funcionará 24 horas na quinta-feira, 25, sexta-feira, 26, e domingo, 28.
    O esquema da concessionária prevê trens com intervalos de 9 minutos no ramal Santa Cruz (6 minutos no trecho entre Campo Grande e Central do Brasil) e um embarque de 18 mil pessoas por hora somente no domingo (28/07), data da missa do Papa em Guaratiba.
    O planejamento prevê reforço na segurança e inclui 600 voluntários que trabalharão junto à equipe “Posso Ajudar?”, auxiliando com informações aos peregrinos nas estações Central do Brasil, Deodoro, Bonsucesso, Campo Grande e Santa Cruz. Nestas duas últimas estações, a SuperVia trabalhará com bilheterias avançadas e catracas extras.
    Para evitar filas e garantir a comodidade dos peregrinos, a SuperVia orienta os passageiros a adquirirem o “Kit Peregrino” junto à organização da JMJ Rio2013, cujos cartões serão aceitos em qualquer dia, horário e estação. A concessionária também trabalha com um cartão  pré-pago (Multipass) com o qual o passageiro pode carregar até R$ 200 em passagens. O Multipass pode ser adquirido com pagamento em dinheiro, em qualquer bilheteria.
    Planejamento dos trens durante a JMJ Rio2013: 

    Planejamento
    Terça-feira (23/7)
    Viagens adicionais, entre 22h e 1h, com partidas da Central do Brasil para todos os ramais em função da Missa de Abertura, em Copacabana
    Quarta-feira (24/7)

    Grade normal de dias úteis
    Quinta-feira (25/7)
    Funcionamento 24 horas em função da Acolhida ao Papa.Estação Central do Brasil aberta para embarque e todas as outras estações abertas para desembarque
    Sexta-feira (26/7)
    Funcionamento 24 horas em função da Via Sacra. Estação Central do Brasil aberta para embarque e todas as outras estações abertas para desembarque
    Sábado (27/7)
    Composições adicionais durante toda a operação comercial em função da Missa do Papa no Campus Fidei, em Guaratiba. Grade horária disponível emwww.supervia.com.br ou 0800 726 9494
    Domingo (28/7)
    Composições adicionais durante toda a operação comercial, que terá duração de 24 horas, atendendo a ida e a volta do evento. Serão 18 mil lugares adicionais, por hora, no ramal Santa Cruz em função da Missa do Papa no Campus Fidei, em Guaratiba

    Rio de Janeiro se veste de JMJ

    Falta menos de uma semana para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). E, com a proximidade do evento, a cidade do Rio de Janeiro, da Zona Norte à Zona Sul, já está toda enfeitada para os seis dias em que receberá a juventude mundial. Em uma caminhada pelas ruas, os peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, que já estão chegando ao Rio, deparam-se com o logo da Jornada em outdoors, adesivos, banners, camisas, broches e até mesmo em esculturas de areia na Praia de Ipanema.
    Essa divulgação da JMJ Rio2013 pela cidade não é de agora. Teve início há cerca de um ano, com a idealização do “Dia D da JMJ” pelos jovens cariocas, ou seja, um dia em que todos os jovens deveriam vestir a camisa oficial da JMJ Rio2013. Ficou acertado que seria o dia 23, pois remete ao dia de início das atividades da JMJ (23 de julho), e, então, foram criados eventos e mensagens nas redes sociais para divulgar o “Dia D da JMJ”. Com o sucesso da iniciativa, os jovens de outros estados e até de outros países também resolveram participar, e, a partir daí, todo mês a divulgação é realizada, sempre no dia 23.
    Logo depois, foram produzidos alguns adesivos da JMJ Rio2013 para o vidro traseiro de carros. As bandeirinhas também viraram febre e se espalharam pelos quatro cantos da cidade. Na Zona Norte, o jovem Jonas Pavão aderiu à ideia de divulgação. Peregrino da JMJ de Colônia (Alemanha), em 2005, ele quis agora, como voluntário, mostrar aos outros jovens como é bom viver a JMJ. “Quando soube que a Jornada seria no Rio, quis me sentir parte disso. Fui chamado para voluntário e, como voluntário, comecei a ter noção do que estava acontecendo. Soube da necessidade de locais de hospedagem, e quis colocar o adesivo para divulgar a Hospedagem”, explica.
    Jonas também conta que, depois que colocou o adesivo em seu carro, ficou com vontade de divulgar mais e pediu a ajuda de seus amigos para também divulgarem. Foi assim que ele conseguiu mais 15 amigos para também participarem.
    Paróquias enfeitam suas fachadas
    As paróquias também acolheram a ideia de divulgar a JMJ Rio2013. Com banners e fotos, elas se enfeitaram pra receber os peregrinos. Uma delas é a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul da cidade. Primeiramente, a paróquia colocou uma foto do Papa Francisco acenando. Em seguida, os paroquianos quiseram ir além e, na fachada do edifício paroquial, foram fincadas bandeirinhas de vários países, representando os jovens do mundo inteiro, em cima de um banner com um verso do Hino da JMJ: “Venham meus amigos!”
    Segundo um dos integrantes da equipe que desenvolveu o projeto dos enfeites, Luiz Romero, a ideia da foto surgiu do pároco, monsenhor Manuel Vieira, a partir do painel que tinha sido feito em 1997, para a chegada do Papa João Paulo II ao Encontro Mundial das Famílias. Já as bandeiras e a frase foram “uma forma de representar o acolhimento a todos os povos e nações que virão para a JMJ Rio2013”, disse.
    Os locais onde acontecerá os Atos Centrais (Praia de Copacabana e Campus Fidei, em Guaratiba) começam a receber também enfeites criados pela organização da JMJ Rio2013. Na última semana, começaram a ser instaladas as primeiras placas com palavras, em diversas línguas, que remetem aos sentimentos vividos na JMJ Rio2013. 

    Trânsito do Rio terá esquema especial na JMJ Rio2013

    O deslocamento dos peregrinos e cariocas dentro da cidade do Rio de Janeiro deverá acontecer preferencialmente através do transporte público regular. Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os corredores expressos BRS (Bus Rapid System) de Copacabana e do Centro funcionarão normalmente e o corredor expresso BRT (Bus Rapid Transit), na Zona Oeste do Rio. Além disso, o número de ônibus da frota municipal vai aumentar para atender a demanda de passageiros. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 15. 
    Um plano de mobilidade especial para a Jornada Mundial da Juventude foi elaborado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com a empresa pública Rio Eventos Especiais, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Polícia Rodoviária Federal e demais organismos da área, com o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013.
    A orientação da prefeitura é que todos os visitantes e moradores utilizem o transporte público da cidade, seja ele ônibus, metrô ou trem. Ônibus e vans fretados não poderão circular pela cidade e o acesso próximo à área do evento será restrito.
    Aqueles que não respeitarem as instruções serão interceptados e terão os veículos apreendidos. Somente veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros, ou carros da organização do evento terão acesso livre por uma das pistas das vias fechadas. Os táxis poderão circular somente nas vias abertas. Os peregrinos também vão receber, no kit peregrino da JMJ, informações para auxiliá-los no deslocamento pela cidade, disponíveis também nos aplicativos para celular.

    Operação de Transporte
    Segundo a Prefeitura do Rio, a operação de transportes será iniciada às 23h do domingo, dia 21, com a implantação de algumas áreas de proibição de estacionamento com previsão de término às 2h do dia 24. As proibições de estacionamento já implantadas valerão até o dia 27 às 14h
    Para cada dia, há um esquema diferente para o acesso às vias e também para a passagem dos ônibus urbanos. Por exemplo, no dia 25 e 26, por causa do evento do Papa em Copacanaba, os peregrinos terão duas áreas de desembarque dos coletivos: na Enseada de Botafogo, onde haverá o desembarque das linhas Centro e Zona Norte; na Rua Prudente de Morais, em Ipanema, para as linhas Barra/Jacarepaguá/Zona Oeste.
    De acordo com a Secretaria Municipal, os corredores BRS e BRT vão funcionar com carga total para dar vazão à demanda de pessoas. Mas, no trecho da peregrinação do Recreio dos Bandeirantes até Guaratiba, o BRT não vai funcionar. 

    Serviço de atendimento bilíngue aos passageiros
    De acordo com a Rio Eventos Especiais, a Central de Atendimento ao Cidadão, que auxilia os cidadãos na solicitação de serviços públicos pelo número 1746, será prestado também em inglês e espanhol para os peregrinos e voluntários internacionais da JMJ Rio2013. Essa linha da Prefeitura estará disponível diariamente para dúvidas, reclamações e sugestões para o transporte público municipal.
    Quem desejar também poderá utilizar o serviço de “Solicitações online” no Portal 1746. Outra opção é baixar gratuitamente o aplicativo do serviço de atendimento, que está disponível para vários modelos de smartphones. O caminho para download pode seracessado aqui.

    Veja o mapa de corredores expressos BRS e BRT da cidade:
    BRT: Zona Oeste do Rio (Recreio, Guaratiba, Santa Cruz e Campo Grande)

    Ônibus de linhas regulares com destino a Copacabana
    • 119 - Praça XV-Copacabana
    • 121 - Central-Copacabana (circular)
    • 123 - Praça Mauá-Jardim de Alah (circular)
    • 124 - Jardim Botânico (Horto)-Central (via Copacabana)
    • 125 - Central-General Osório (via Aterro do Flamengo) (circular)
    • 126 - Rodoviária-Copacabana (via Túnel Santa Bárbara)
    • 127 - Rodoviária-Copacabana
    • 128 - Rodoviária-Gávea (via Copacabana)
    • 132 - Central-Leblon (via Aterro do Flamengo) (circular)
    • 136 - Rodoviária-Copacabana (via Leopoldina) (circular)
    • 154 - Central-Ipanema
    • 155 - Central-Ipanema (via Túnel Santa Bárbara)
    • 161 - Lapa-Leblon (via Jóquei) (circular)
    • 177 - Praça Mauá-São Conrado
    • 308 - Central-Barra da Tijuca (via Copacabana e Av. das Américas)
    • 314 - Central-Recreio dos Bandeirantes (via Copacabana/Av. das Américas)
    • 354 - Cidade de Deus-Praça XV
    • 360 - Carioca-Recreio dos Bandeirantes
    • 382 - Carioca-Piabas (via Av. Benvindo de Novaes)
    • 387 - Marambaia-Carioca (via Barra da Tijuca)
    • 402 - Engenho da Rainha-Gávea
    • 403 - Copacabana-Bonsucesso
    • 404 - Cordovil-Leblon (via Avenida Brasil)
    • 413 - Muda-Jardim de Alah (via Aterro do Flamengo)
    • 415 - Usina-Leblon (circular)
    • 426 - Usina-Jardim de Alah (via Túnel Santa Bárbara)
    • 432 - Vila Isabel-Leblon (via Túnel Santa Bárbara)
    • 433 - Vila Isabel-Leblon (via Copacabana)
    • 434 - Grajaú-Leblon
    • 435 - Grajaú-Gávea (via Túnel Santa Bárbara)
    • 441 - Caju-Lido (via São Cristóvão) (circular)
    • 442 - Maré-Copacabana (via Praça Mauá) (circular)
    • 443 - Maré-Leblon (via Central) (circular)
    • 444 - Maré-Copacabana (via Túnel Santa Bárbara) (circular)
    • 445 - Morro do Alemão-Copacabana (via Túnel Santa
    • 455 - Méier-Copacabana (via Parque do Flamengo)
    • 456 - NorteShopping-General Osório (via Túnel Santa Bárbara)
    • 457 - Abolição-General Osório (via Túnel Santa Bárbara)
    • 462 - São Cristóvão-Copacabana (via Túnel Rebouças) (circular)
    • 464 - Maracanã-Leblon
    • 473 - São Januário-Lido (via Túnel Rebouças)
    • 474 - Jacaré-Jardim de Alah
    • 483 - Penha-Copacabana
    • 484 - Olaria-Copacabana (via Parque do Flamengo)
    • 485 - Penha-General Osório (via Túnel Santa Bárbara)
    • 486 - General Osório-Fundão (circular)
    • 503 - Botafogo-Alto Leblon (via Copacabana) (circular)
    • 511 - Urca-Leblon (via Jóquei) (circular)
    • 523 - Alvorada-Leme (via Copacabana) (circular)
    • 557 - Rio das Pedras-Copacabana (circular)
    • 569 - Largo do Machado-Leblon (via Jóquei) (circular)
    • 573 - Glória-Leblon (via Jóquei) (circular)
    • 583 - Cosme Velho-Leblon (via Jóquei) (circular)
    • 590 - Copacabana-Leme (circular)
    • 593 - Leme-São Conrado (via Rocinha) (circular)

    Fonte: Rio2013.com

    quinta-feira, 11 de julho de 2013

    Fiéis de todo o mundo se unem em oração pela JMJ Rio2013

     

     

    11 de julho: Dia Mundial de Oração pela JMJ Rio2013


    O Dia Mundial de Oração contará ainda, para os que desejarem, com um pequeno roteiro, com passagem bíblica, mensagem do Papa Francisco, algumas preces especiais e música. 
    Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, esta ocasião é especialmente propícia para a unidade de oração entre os fiéis e, ao mesmo tempo, traz a certeza de que nesta época de tantas mudanças é preciso a consciência de que há uma grande missão a se cumprir.
    “Estamos convidados a viver um dia de oração na intenção da JMJ Rio 2013. O Brasil se unirá em prece pedindo para que esse evento desencadeie em toda a nossa terra uma nova realidade de jovens que sejam protagonistas de um mundo novo. Jovens que trazem em seu coração os valores do Evangelho e não se deixam desanimar pelas dificuldades, porque foram modelados na obediência ao Senhor e dão testemunho de tempos novos”.
    Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, esta oportunidade,” coincidentemente, acontece num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor” e isso deve ser uma motivação a mais:
    “Sejamos criativos e endossemos esta iniciativa do ‘Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013′. Reconhecendo as grandes maravilhas operadas por Deus neste tempo de preparação, pedimos a Ele o sucesso no desenvolvimento de tudo aquilo que já foi carinhosamente preparado, a não realização do que for contrário a sua vontade, a nossa abertura de espírito a sua comunicação de amor, os bons frutos que farão parte da nova história de todos nós”, orientou.
    O Dia Mundial de Oração não foi uma iniciativa isolada do Comitê Organizador da JMJ. Desde o dia 23 de junho, jovens do mundo todo estão unidos em uma corrente de oração através da rede social May Feelings, onde é possível acompanhar as orações simultâneas vindas de diversos países.
    Somado a isso, muitos jovens brasileiros manifestaram o desejo de estabelecer um dia para orar na intenção do encontro internacional com o Papa, como por exemplo, os Jovens Conectados da CNBB, que apresentaram uma proposta concreta da ideia. O COL acolheu a proposta.
    “É muito importante que cada um se coloque diante de Deus para pedir proteção, força e auxílio da Graça para nos ajudar nesse grande evento que chega”, explicou padre Leandro Lenin, responsável pelo setor Preparação Pastoral.

    terça-feira, 9 de julho de 2013

    Arte da Semana Missionaria 2013

     



    SEMANA MISSIONÁRIA ACONTECENDO!


    TERÇA-FEIRA (09/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 08:00 HS ÀS 11:00 HS– VISITAS MISSIONÁRIAS NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL JOAQUIM.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EDUCANDÁRIO DIX-SEPTENSE.
    • 19:00 HS – VISITA MISSIONÁRIA NA ESCOLA MUNICIPAL EDUCANDARIO DIX-SEPTIENSE.

    QUARTA-FEIRA (10/07)
    • 7:00 HS – OFÍCIO DIVINO – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTÃO.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL JOAQUIM.

    QUINTA-FEIRA (11/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 19:00 HS – MESA REDONDA COM TODOS OS GRUPOS DE JOVENS EM GERAL - CENTRO DE SÃO JOSÉ.

    SEXTA-FEIRA (12/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO E PARTILHA DAS VISITAS MISSIONÁRIAS.
    • 08:00 HS ÀS 11:00HS – CONFISSÕES E ACONSELHAMENTOS – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – OFICINAS SOBRE O YOUCAT/ ESPIRITUALIDADE/VOCAÇÃO.
    • 19:00 HS- NOITE CULTURAL/SHOW RELIGIOSO/ BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

    SÁBADO (13/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO.
    • 08:00 HS ÀS 11:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NA CIDADE DE FELIPE GUERRA.
    • 14:00 HS ÀS 16: 00 HS – OFICINAS SOBRE YOUCAT/ ESPIRITUALIDADE/ VOCAÇÃO.
    • 19:00 HS – MISSA NA CAPELA.
    • 20:30 HS – NOITE CULTURAL.

    DOMINGO (14/07)
    • 08:00 HS – MISSA DOS PRATICANTES DE CAPOEIRA/HIP-HOP/GRUPOS DE TEATRO & COMPANHIAS DE ARTE/ PROJETO DESPERTAR / VISÃO MUNDIAL.
    • 09:00 HS - ATO SOCIAL
    • 19:00 HS – MISSA DE ENVIO.

    domingo, 7 de julho de 2013

    Papa Francisco encontra-se com Seminaristas, noviços e noviças: Desejando uma Igreja Missionária


    O Papa Francisco encontrou-se na tarde deste sábado, na Sala Paulo VI, no Vaticano, com os seminaristas, noviços, noviças, e os jovens que estão no caminho vocacional. Em sua reflexão, o Papa Francisco chamou a atenção para um perigo constante, ou seja, a cultura do provisório:

    "Eu não culpo vocês. Reprovo esta cultura do provisório que não nos faz bem, pois uma escolha definitiva hoje é muito difícil. Na minha época era mais fácil, porque a cultura favorecia uma escolha definitiva tanto para a vida matrimonial, quanto para a vida consagrada ou sacerdotal, mas nesta época não é fácil uma escolha definitiva. Nós somos vítimas desta cultura do provisório."

    O Papa frisou que o chamado é primeiramente uma alegria que não nasce do possuir o último modelo de smartphone, de moto ou carro:

    "Digo realmente a vocês que me sinto mal quando vejo um sacerdote ou uma religiosa com um carro chique. Não pode ser assim! Reconheço que o carro seja necessário, pois nos ajuda a nos mover com facilidade. Comprem um carro mais simples. E se você gostou do carro bonito, pense nas muitas crianças que morrem de fome. Somente isso."

    O Santo Padre destacou que a "alegria nasce do sentir-se dizer: Você é importante para mim. É isso que Deus nos faz entender. Ao nos chamar, Deus nos diz: Você é importante para mim, eu te quero bem, conto contigo. Entender isso é o segredo de nossa alegria.
    Sentir-se amados por Deus, sentir que para Ele não somos números, mas pessoas. Sentir que é Ele quem nos chama. Tornar-se sacerdote, religioso e religiosa não é antes de tudo uma escolha nossa, mas a resposta a um chamado e um chamado de amor".

    "Essa alegria é contagiosa. Não pode haver santidade na tristeza", disse o Santo Padre que deu uma forte indicação aos jovens sobre o voto de castidade, "um caminho que amadurece na paternidade e maternidade pastoral":

    "Vocês, seminaristas e religiosas consagrem o seu amor a Jesus, um grande amor; o coração é para Jesus e isso nos leva a fazer o voto de castidade, o voto de celibato. Mas os votos de castidade e do celibato não terminam no momento do voto, continua. Quando um sacerdote não é pai de sua comunidade, quando uma religiosa não é mãe de todos aqueles com os quais trabalha, se tornam tristes. Este é o problema. A raiz da tristeza na vida pastoral é a falta de paternidade e maternidade que vem da maneira de viver mal esta consagração, que nos deve levar à fertilidade. Não se pode pensar num sacerdote ou numa religiosa que não são fecundos: isso não é católico! Isso não é católico! Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria".


    Enfim, o Papa convidou os presentes a saírem de si mesmos para encontrar Jesus na oração e sair para encontrar os outros, e acrescentou: "Eu desejo uma Igreja missionária": "Dêem sua contribuição em favor de uma Igreja assim: fiel ao caminho que Jesus quer. Não aprendem conosco, que não somos mais jovens; não aprendam conosco aquele esporte que nós, os velhos, muitas vezes fazemos: o esporte da reclamação. Não aprendam conosco o culto da reclamação. É uma deusa que se lamenta sempre. Sejam positivos, cultivem a vida espiritual e, ao mesmo tempo, sejam capazes de encontrar as pessoas, especialmente as desprezadas e desfavorecidas. Não tenham medo de sair e caminhar contracorrente. Sejam contemplativos e missionários. Tenham sempre Nossa Senhora com vocês. Rezem o Terço, por favor. Não o abandonem. Tenham sempre Maria em sua casa e rezem por mim, porque eu também preciso de orações, pois sou um pobre pecador." (MJ)

    sexta-feira, 5 de julho de 2013

    Papas João Paulo II e João XXIII vão se tornar santos, confirma Vaticano.

    Francisco aprovou segundo milagre atribuído ao pontífice polonês. Datas das cerimônias de canonização ainda não foram divulgadas.

     
    O Papa João Paulo II em 30 de janeiro de 2005 no Vaticano (Foto: Reuters)
    Os falecidos Papas João Paulo II e João XXIII vão ser canonizados, confirmou o Vaticano nesta sexta-feira (5).
    O Vaticano anunciou que o Papa Francisco aprovou, nesta sexta, um decreto que reconhece um segundo milagre atribuído ao pontífice polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, em 2005.
    O Vaticano confirmou que o Papa João XXIII, que pontificou entre 1958 e 1963, também será santificado.

    As datas das cerimônias de canonização ainda não foram divulgadas.

    Em seu caso, Francisco considerou que a canonização é merecida, apesar de não haver nenhum milagre formalmente atribuído a ele.
    nota.
    "Poderá ocorrer no final de 2013", afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
    Segundo milagre
    A atribuição de um segundo milagre ao beato João Paulo II foi o passo-chave para sua rápida canonização, autorizada apenas oito anos depois de sua morte, em 2005.
    "O sumo pontífice aprovou a canonização de João XXIII e decidiu convocar um consistório para a canonização do beato João Paulo II", informou o Vaticano em sua nota.
    Segundo a mídia religiosa, Francisco quis relativizar a canonização do Papa polonês ao autorizar simultaneamente e sem necessidade de demonstrar uma intercessão em um milagre a de João XXIII, o chamado "Papa bom".
    O pontificado de João Paulo II, que atraía multidões em todo mundo, foi questionado nos últimos anos por sua atitude frente à pedofilia e aos escândalos do banco do Vaticano.
    A decisão do Papa de canonizar João XXIII sem registro de milagre, algo não muito frequente nas últimos décadas, é uma prerrogativa do chefe da Igreja, segundo as normas do Vaticano.
    "Todos conhecemos as virtudes e a personalidade do Papa Roncalli (João XXIII) e não é necessário explicar as razões pelas quais alcança a glória dos altares", afirmou Lombardi.
    João Paulo II, cujo nome de nascimento era Karol Wojtyla, foi beatificado em 1º de maio de 2011, depois de provado um primeiro milagre com a assinatura do papa emérito Bento XVI.
    Trata-se da cura inexplicável da freira francesa Marie Simon Pierre, que padecia desde 2001 do Mal de Parkinson, a mesma doença que João Paulo II sofreu em seus últimos anos.
    Segundo Lombardi, o segundo milagre de João Paulo II foi a cura milagrosa de uma mulher na Costa Rica.
    Por sua parte, João XXIII foi beatificado por João Paulo II em setembro de 2000, durante o Jubileu. O milagre aprovado por sua beatificação foi a cura da irmã Caterina Capitani, em 1966.
    Segundo fontes religiosas, o Papa Francisco deseja proclamar os dois Papas santos em uma única cerimônia.
    Primeira encíclica de Francisco
    O anúncio das canonizações foi feito no mesmo dia da publicação da primeira encíclica do papado de Francisco.

    Semana Missionária - JMJRio2013

    Hoje, 5 de Julho, Sexta-Feira dár-se início a SEMANA MISSIONÁRIA da Paróquia de São Sebastião em nossa cidade. A Paróquia está em preparação de ter um encontro com o Senhor da Glória. Com isso haverá uma Missa de Abertura e Apresentação dos Jovens que irão para a Jornada Mundial da Juventude.


    Dê esta Oportunidade de se encontrar com Deus. Ele vem ao seu encontro e quer fazer Obras na sua vida! A Paz! Deus te Abençõe!

    "Ide e Fazei Discípulos entre todas as nações" (Mateus 28,19)

    segunda-feira, 1 de julho de 2013

    Semana Missionária - Paróquia de São Sebastião (Governador Dix-Sept Rosado/RN)

    Como em várias paróquias de nossa Diocese, a Paróquia de São Sebastião se prepara a SEMANA MISSIONÁRIA de 05 a 14 de Julho de 2013 em Rumo a Jornada Mundial da Juventude: Ide e Fazei Discípulos entre todas as Nações. (Mateus 28,19). Estará realizando para toda a comunidade (JOVENS, ADULTOS, IDOSOS E ETC)
    Desde já, todos somos convidados a participar destes momentos de evangelização em Nossa Paróquia. Venha conosco vivenciar esta Semana de muitas bençãos!


    PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MISSIONÁRIA – PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO/RN

    SEXTA-FEIRA (05/07)
    • 19: 00 HS – MISSA DE ABERTURA DA SEMANA MISSIONÁRIA/ APRESENTAÇÃO DOS JOVENS QUE VÃO PARA A JMJ.

    SÁBADO (06/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO- IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 08:00 HS ÀS 11:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NAS COMUNIDADES AGUILHADA /GANGORRINHA /BONITO /VÁRZEA /SANTANA /AROEIRA / CANUDOS / PITOMBEIRA.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NAS COMUNIDADES MONTE ALEGRE E CAMURIM.

    DOMINGO (07/07)
    • 08:00 HS SANTA MISSA NA IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
    • 10:00 HS VISITA NA COMUNIDADE AREIAS.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NAS COMUNIDADES TERRA DA ESPERANÇA.
    • 19:00 HS SANTA MISSA NA IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.

    SEGUNDA-FEIRA (08/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO - IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 08:00 HS ÀS 11:00 HS - VISITA A ESCOLA MUNICIPAL EDUCANDÁRIO DIX-SEPTIENSE.
    • 19:00 HS - VISITA MISSIONÁRIA A ESCOLA ESTADUAL MANUEL JOAQUIM.

    TERÇA-FEIRA (09/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EDUCANDÁRIO DIX-SEPTENSE.

    QUARTA-FEIRA (10/07)
    • 7:00 HS – OFÍCIO DIVINO – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 08:00 HS ÀS 11:00 HS– VISITAS MISSIONÁRIAS NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL JOAQUIM.
    • 19:00 HS – VISITA MISSIONÁRIA NA ESCOLA MUNICIPAL EDUCANDARIO DIX-SEPTIENSE.

    QUINTA-FEIRA (11/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL JOAQUIM.
    • 19:00 HS – MESA REDONDA COM TODOS OS GRUPOS DE JOVENS EM GERAL.

    SEXTA-FEIRA (12/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO E PARTILHA DAS VISITAS MISSIONÁRIAS.
    • 08:00 HS ÀS 11:00HS – CONFISSÕES E ACONSELHAMENTOS – IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO.
    • 14:00 HS ÀS 16:00 HS – OFICINAS SOBRE O YOUCAT/ ESPIRITUALIDADE/VOCAÇÃO.
    • 19:00 HS- NOITE CULTURAL/SHOW RELIGIOSO/ BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

    SÁBADO (13/07)
    • 07:00 HS – OFÍCIO DIVINO.
    • 08:00 HS ÀS 11:00 HS – VISITAS MISSIONÁRIAS NA CIDADE DE FELIPE GUERRA.
    • 14:00 HS ÀS 16: 00 HS – OFICINAS SOBRE YOUCAT/ ESPIRITUALIDADE/ VOCAÇÃO.
    • 19:00 HS – MISSA NA CAPELA.
    • 20:30 HS – NOITE CULTURAL.

    DOMINGO (14/07)
    • 08:00 HS – MISSA DOS PRATICANTES DE CAPOEIRA/HIP-HOP/GRUPOS DE TEATRO & COMPANHIAS DE ARTE/ PROJETO DESPERTAR / VISÃO MUNDIAL.
    • 09:00 HS - ATO SOCIAL
    • 19:00 HS – MISSA DE ENVIO.